Sigam-me no Twitter também:

sexta-feira, 19 de março de 2010


Abençoados e nunca envergonhados

Texto-Chave: Gênesis 9:20-27
Deus encheu a Bíblia com promessas de benção e prosperidade para nós, mas precisamos aprender lidar com a benção, pois, por incrível que pareça, ela pode se tornar um problema em nossa vida. Noé é um exemplo disso. Embora estivesse debaixo de decretos de prosperidade, fosse escolhido de Deus, ele caiu na vergonha do pecado. Sendo lavrador, plantou uma vinha e Deus o abençoou com a colheita. O problema é, que justamente com o fruto da benção, ele se embriagou e expôs-se à vergonha. Vamos aprender com esse episódio ALGUMAS VERDADES SOBRE NÃO DEIXAR QUE A BENÇÃO SE TORNE UM PROBLEMA.
TEMOS QUE ADMINISTRAR A BENÇÃO EM NOSSAS VIDAS – vs. 20 e 21 – Noé fez uma colheita, produziu vinho, mas embriagou-se com ele. Há muita gente que toma esse caminho, deixa que o sucesso suba à cabeça e roupa sua consagração e santidade. Exemplo: pessoas que quando conseguem um bom emprego ou prosperam financeiramente, deixam de buscar a Deus; casais de jovens que se esfriam na fé quando começam a relacionar-se; líderes que se tornam orgulhosos e intocáveis quando obtém algum êxito... Temos que vigiar para que a benção não nos desvie do Abençoador, que é Deus.
NÃO PODEMOS BRINCAR COM O PECADO - vs. 21a – Noé brincou com o vinho e passou dos limites, embriagando-se e atraindo a desonra. Ele não vigiou e entrou numa área de risco. Isso deve nos ensinar a ser radicais e não chegar nem perto do pecado. Paulo fala que devemos “fugir da prostituição” (I Co 6:18 ) e isso significa não deixar que o pecado chegue perto de nós. Precisamos ter cuidado com televisão, Internet, bebida, amizades inconvenientes, ambientes que nos expõem à queda, etc... Quem põe a mão dentro da jaula pode acabar arranhado pelo leão (I Pe 5:8).
O PECADO SEMPRE TRARÁ VERGONHA ÀS NOSSAS VIDAS – vs. 21b – A embriagues de Noé o fez ter atitudes vergonhosas que acabaram sendo vistas por seu filho mais novo. É sempre assim: quando cedemos ao pecado, ele nos envergonhará. Não vale à pena correr o risco!
NOSSO PECADO PODE INDUZIR OUTROS AO ERRO - vs. 22 – O pecado de Noé induziu seu filho mais novo, Cão, a pecar também, perdendo o respeito por seu pai e usando o que viu como argumento de fofoca. Isso é uma tendência: quando pecamos, abrimos brechas sobre nossa família, nossos discípulos e sobre aqueles que caminham conosco.
PRECISAMOS REAGIR CORRETAMENTE DIANTE DO PECADO – vs. 22 a 25 – Quando nos deparamos com o pecado, seja na nossa vida ou na vida dos nossos irmãos, precisamos ter a atitude correta.
Não podemos nos endurecer diante do nosso próprio pecado – Noé, ao invés de quebrantar-se e pedir perdão, irou-se e reagiu com dureza. Assim, atrasou o processo de Deus em sua vida e abriu brechas de maldição sobre sua descendência.
Não podemos fazer do pecado alheio munição para a maledicência – Cão viu o pecado de seu pai e saiu espalhando. Demonstrou não ter aliança e nem amor. Assim, tornou-se aliado do diabo (que é acusador) e atraiu maldição sobre si e seus filhos.
Não podemos cruzar os braços e lavar as mãos diante do pecado – Uma outra atitude errada é a de saber do pecado do nosso irmão e fazer vistas grossas, ou seja, não interferir. Se agirmos assim, somos cúmplices e responderemos diante de Deus (I Tm 5:22).
Precisamos tomar atitudes para que haja uma restauração – Sem e Jafé buscaram uma maneira de restaurar a dignidade de seu pai, providenciando-lhe uma “cobertura”. Isso representa exortar a pessoa que caiu e ajudá-la a restaurar sua santidade ou procurar o discipulador dela (sua cobertura) para que este a ajude.
Podemos ver na palavra de hoje o quanto o pecado pode trazer vergonha e maldição. A única maneira de livrar-nos disso é arrepender-nos, recebendo Jesus como nosso Salvador e Senhor e decidindo viver de acordo com sua Palavra...